quarta-feira, 17 de junho de 2009

Cultura: Ministro Pinto Ribeiro defende criação de uma Academia da Língua Portuguesa

Lisboa, 17 Jun (Lusa)
O ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, defendeu hoje a criação de um academia dedicada à Língua Portuguesa porque o modelo da actual Academia das Ciências de Lisboa está "esgotado".
Pinto Ribeiro falava na Comissão Parlamentar Sociedade, Ética e Cultura, naquela que é a sua última intervenção na actual legislatura parlamentar, onde advogou que a futura academia "tenha competência normativa".
O ministro deu como exemplo a Real Academia da Língua Espanhola que "tem como função preservar a unidade da língua e o seu objectivo é tratar da Língua Espanhola com o objectivo de a fixar, a limpar, dar brilho, de preservar a sua unidade".
Em Portugal "não temos nenhum instrumento" para cumprir esse objectivo, disse Pinto Ribeiro.
"Não temos dicionário da Academia, não temos vocabulário, técnico e científico, não temos um conjunto de instrumentos de Língua. Não fazemos aquilo que a Real Academia Espanhola faz que é em cada 48 horas responder a todas as perguntas de língua que lhe são feitas".
Perante os deputados o ministro incluiu a criação desta Academia de Língua Portuguesa num conjunto de instrumentos de defesa da Língua Portuguesa, aos quais se juntam ainda a refundação do Instituto Camões, a criação do Fundo da Língua Portuguesa e o Novo Acordo Ortográfico.

Fonte Expresso
http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/521154

Rivolto agli Studenti di Unisalento e non: "Che ne pensi della Nascita di una Academia da Língua Portuguesa? Quali dovrebbero essere le sue funzioni?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Portugal e Brasil

Video-clip


VideoPlaylist
I made this video playlist at myflashfetish.com